O CASA – Cento de Apoio ao Sem Abrigo foi uma das instituições que apresentou um projeto a concurso e foi selecionado na 8.ª edição do Prémio Fundação “la caixa” solidário.
O projeto CAES foi o projeto apresentado pelo CASA para ir a concurso, tendo sido um dos selecionados. O Centro de Alojamento de Emergência Social desenvolve uma intervenção em rede com os serviços da Segurança Social, de modo a ser definido, em tempo útil, o encaminhamento mais adequado para o indivíduo ou agregado familiar, tendo em conta as suas caraterísticas e necessidades. Sendo crucial na inserção e reintegração do cliente. Mais do que uma unidade residencial, esta estrutura pretende deter um ambiente organizado e privilegiado para a aquisição e desenvolvimento de competências pessoais, sociais, profissionais, e estilos de vida normativos, a par de promover uma reestruturação de vida, tal como o desenvolvimento de um projeto de vida. Uma resposta que promova a garantia de acesso a um serviço de qualidade e a satisfação das suas necessidades.
O espaço visará dar resposta, através de alojamento transitório e temporário, a problemas detetados relativamente a pessoas em risco de emergência social, nomeadamente com carências ao nível de alojamento, alimentação, higiene e vestuário, cuidados básicos de saúde, área relacional, ocupacional e laboral.
No âmbito da 8ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário, foram distinguidos 26 projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que, globalmente, vão receber apoios de 1.025.590 euros. As candidaturas vencedoras receberam, em média, cerca de 40 mil euros e vão apoiar diretamente, mais de 3.200 pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Prémio Solidário resulta de uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ”la Caixa” e apoia o trabalho das entidades do terceiro sector, através do financiamento de projetos destinados a promover o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade acrescida, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades.