Na rua, a servir refeições quentes, 365 dias por ano

A Associação

demo

Num mundo conturbado, cheio de violência e desigualdade social, cabe a cada um de nós despertar para a realidade que permanentemente se desenrola aos nossos olhos: a pobreza e o sofrimento. Esta realidade levou ao surgimento do Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA), fruto da iniciativa e inspiração do Presidente Honorário Pema Wangyal Rinpoche.

O CASA foi constituída por escritura pública a 19 de Julho de 2002, lavrada a fls. 71 e 71 v livro nº 187 – F, no Cartório Notarial de Alenquer, estando inscrita na Direção Geral de Segurança Social como Instituição de Solidariedade Social (IPSS) e reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública.

O CASA tem como objetivo levar a cabo ações de solidariedade social, em particular dar apoio, alimentação e alojamento a favor de Sem-abrigo, crianças, adolescentes e idosos socialmente desfavorecidos, vítimas de violência ou maus-tratos, independentemente da sua nacionalidade, credo religioso, política ou etnia.


Estatutos do CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo
Registo da IPSS em diário da República 


Áreas base de atuação do CASA em Portugal:
  • Apoio primário à população em Condição de Sem-abrigo;
  • Apoio a Famílias Carenciadas, em risco transitar para uma condição de sem-abrigo;
Atividades do CASA em Portugal:
  • Distribuição de refeições quentes e embaladas;
  • Distribuição de vestuário, cobertores e sacos de cama;
  • Fornecimento de produtos de higiene e encaminhamento para apoio de saúde primário;
  • Assistência psicológica;
  • Apoio na reinserção social. 

O CASA funciona, na sua maioria, através de voluntariado incluindo os Corpos Sociais, contando com mais de 1300 voluntários, distribuídos por Delegações em Portugal e Madeira, apoiando mais de 7000 pessoas em condição de sem-abrigo e mais de 1600 pessoas de famílias carenciadas. No total em 2016 foram mais de 289.000 refeições e 53.500 cabazes a famílias, tudo com o apoio dos nossos voluntários e mecenas que nos apoiam diariamente. A todos eles um muito obrigado!

Noticias

Siga-nos no Instagram