A Rede de Restaurantes Solidários, criada pela Câmara Municipal do Porto em 2016, e do qual o CASA faz parte, foi distinguido com o Prémio ISCTE Políticas Públicas, na categoria Administração Local 2022.
A Rede de Restaurantes Solidários funciona 365 dias por ano e é composta por três unidades, uma na Baixa do Porto, outro na Batalha e o último no Hospital Joaquim Urbano.
Criado em 2016, este projeto conta com um investimento municipal a rondar os 400 mil euros. Em média são servidas 525 refeições por dia, contando com a ajuda de mais de 200 voluntários das várias entidades.
Os Restaurantes Solidários têm como objetivo que todas as pessoas em situação de dificuldades económicas tenham acesso a refeições saudáveis de forma regular e sistemática. O serviço diário de fornecimento de refeições é disponibilizado às pessoas em situação de pobreza e exclusão social, em geral, e às pessoas em situação de sem-abrigo, em particular.
O projeto Rede de Restaurantes Solidários ajuda ainda a promover o combate ao desperdício alimentar. Mercadona e Continente são algumas das empresas que doam produtos alimentares para esta rede.
O Centro de Apoio ao Sem Abrigo é uma das instituições que faz parte deste projeto que integram o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo/NPISA-Porto.