Na rua, a servir refeições quentes, 365 dias por ano

CASA participou na Conferência Anual da FEANTSA

Mais de 300 entidades, entre as quais o CASA, estiveram presentes em Dublin, no passado dia 3 de junho, na Conferência Anual da FEANTSA - Federação Europeia de Organizações Nacionais que Trabalham com Sem-Abrigo.

Este encontro anual tem como objetivo debater as políticas e estratégias para acabar com o drama da situação de sem-abrigo. A conferência teve o apoio do Ministério da Habitação da Irlanda, onde teve lugar o encontro, em parceria com a ONG irlandesa Simon Communities.

“A visão que todos aqui hoje partilham, para acabar com a situação de sem-abrigo, pode ser alcançada através da colaboração e pensamento inovador. O nosso governo está determinado em usar todas as ferramentas à disposição para pôr fim a este drama”, afirmou  Darragh O’Brien, ministro da Habitação da Irlanda.

Este ano, a FEANTSA optou por um formato inovador do evento com várias sessões. Além dos habituais workshops e seminários, os participantes tiveram sessões que proporcionaram espaços para conhecer e interagir com especialistas em áreas específicas da temática do combate a este problema.

“Todos os 27 Estados-Membros da UE comprometeram-se a acabar com os sem-abrigo ao assinar a Declaração de Lisboa em junho de 2021 e a fazer progressos substanciais rumo a este objetivo até 2030. A comissão da UE criou a Plataforma dos Sem-abrigo para apoiar os Estados-Membros através da aprendizagem transnacional, fundos europeus e oportunidades de financiamento. A FEANTSA deposita muita esperança nesta Plataforma e conta com a Member Stated para torná-la um sucesso”, disse o diretor da federação, Freek Spinnewijn.

O conceito de Housing First um dos temas centrais da conferência e Freek Spinnewijn, apresentou ainda sete verdades inconvenientes sobre as pessoas em situação de sem-abrigo. 

" A nossa presença revestiu-se da importância de integrar um grupo europeu, que congrega conhecimento e experiências que são essenciais à persecução da nossa Missão. Foi com muita alegria que participamos em grupos de discussão de diversas temáticas relacionadas, tais como saúde, energia e habitação. Um rede de conhecimento do qual o CASA espera, ao nível do conhecimento, contribuir e também receber, para melhorar sempre e trabalhar na melhoria de vida dos cidadãos, portugueses e europeus", disse Nuno Jardim, diretor-geral do CASA.

Noticias Locais

1 e 2 de outubro: Recolha de bens no Pingo Doce

No primeiro fim de semana de outubro, dias 1 e 2, começa mais uma recolha de bens alimentares nas lojas Pingo Doce, numa ação que é de enorme importância para reforçar o armazenamento de alimentos...

Parceiros


parceiros