Na rua, a servir refeições quentes, 365 dias por ano

Madeira: Projeto Co-Abrigo mudou a vida de vários utentes em apenas seis meses

O projeto CASA Co-Abrigo, que recebe pessoas em situação de sem-abrigo numa casa partilhada, já recebeu seis utentes desde o seu arranque, a 7 de dezembro de 2021.

Este projeto arrancou com três pessoas em situação de sem-abrigo, sendo que no total passaram por esta resposta social seis utentes, estando na habitação a residir quatro

Este é um projeto que pretende ajudar as pessoas em situação de sem-abrigo a reintegrarem-se na sociedade. Dos quatro residentes atuais, dois estão a trabalhar em regime de part-time na SONAE e um está a trabalhar à experiência como pescador. Apenas a utente não trabalha por motivos de saúde, estando a receber uma pensão social de invalidez.

As outras duas pessoas que passaram pela casa já saíram. Uma foi inserida numa habitação no concelho de Câmara de Lobos e a outra não se adaptou ao regulamento da casa partilhada e saiu ainda durante o período experimental.

Além de casa, utentes recebem acompanhamento

Após quase sete meses desde que o projeto arrancou, o CASA proporcionou aos utentes muito mais do que um teto e uma cama.  Os residentes receberam assistência ao nível da sua documentação, saúde e comportamentos aditivos, apoio social, judicial e formação em gestão pessoal e financeira no sentido de promover a sua autonomia e reintegração na sociedade.

Num espírito de fraternidade e para celebrar a época natalícia, logo no mês de inauguração da casa foi realizado um almoço por iniciativa de um dos utentes que confecionou a refeição.

O convívio foi repetido no passado dia 19 de maio para assinalar seis meses de existência do projeto e, desta vez, contou com a presença da direção executiva do CASA e de Isabel Costa, vereadora da Câmara Municipal do Funchal

Este tem sido um projeto de sucesso por todas as conquistas vivenciadas pelos utentes e os responsáveis pelo CASA Madeira esperam que possa ser uma resposta passível de ser replicada.

Noticias Locais

Parceiros


parceiros