Na rua, a servir refeições quentes, 365 dias por ano

Coimbra: Projeto CASA Solidária já tem dois apartamentos partilhados

O “CASA Solidária” surge no âmbito de um protocolo estabelecido com o Instituto de Segurança Social.

Este projeto visa, através de um acompanhamento contínuo, a autonomização e reinserção social de uma população-alvo específica, onde se inserem pessoas em situação de sem-abrigo, em risco de exclusão social, em situação de vulnerabilidade física/psicológica, e/ou pessoas que não tenham as suas necessidades abrangidas na rede de suporte local.

Contado já com dois apartamentos, o projeto tem como principal missão e objetivo ajudar cada utente no desenvolvimento de competências em regime de acolhimento temporário sustentado, favorecendo a sua autonomia individual e promovendo o acesso às principais estruturas de rede social e de saúde da área residencial.

Para tal, durante o seu percurso, cada utente usufrui de apoio psicossocial, profissional e apoio na gestão financeira e medicamentosa, sensibilizando sempre para a manutenção de um estilo de vida saudável. São realizados atendimentos individuais de apoio psicológico e reuniões grupais que promovam a melhoria da comunicação e a gestão de conflitos.

Para além disto, o projeto visa ainda o apoio na integração formativa e/ou profissional, onde são apresentados meios de procura de emprego/formação, ajuda na obtenção de documentação necessária e na elaboração de CV, bem como, na preparação para entrevistas.

É expectável que através deste apoio e ajuda contínua sejam criadas oportunidades para uma reinserção social e profissional, que garanta a manutenção da autonomia a longo-prazo, de um estilo de vida saudável e consequente qualidade de vida.

Noticias Locais

Parceiros


parceiros