“A Humanidade que nos une em tempos de incerteza.” Este é o mote para a conferência do célebre cientista e monge budista Matthieu Ricard, que terá lugar no auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, no próximo dia 5 de maio, pelas 19h00.
Os bilhetes já estão disponíveis para venda e parte da receita do evento vai reverter para o CASA.
Matthieu Ricard aborda nas suas palestras, célebres em todo o mundo, visões comuns à ciência e à tradição budista que apontam no sentido de uma humanidade comum e da partilha de uma responsabilidade universal, como chave para caminharmos através da incerteza, promovendo a cooperação em vez do conflito, desenvolvendo a sabedoria e a compaixão.
Nascido em França, em 1946, Ricard é filho do filósofo francês Jean-François Revel e da artista plástica Yahne Le Toumelin. É monge budista, escritor, tradutor e fotógrafo. Visitou a Índia pela primeira vez em 1967, onde conheceu grandes mestres espirituais do Tibete. Depois de se licenciar em genética, em 1972 mudou-se para a região dos Himalaias, onde vive há 45 anos.
Em 2000, fundou o projeto humanitário Karuna-Shechen, que ao longo de 20 anos tem trabalhado para quebrar o ciclo de pobreza extrema e revelar o potencial de mulheres, homens e crianças de comunidades desfavorecidas na Índia, Nepal e Tibete.
As famílias apoiadas por este projeto vivem em zonas rurais remotas, onde têm pouco ou nenhum acesso a serviços de saúde, educação ou oportunidades económicas.
Matthieu Ricard é autor de obras best-seller internacionaionais e é hoje um reconhecido orador em todo o mundo, com palestras marcantes no Fórum Económico Mundial, em Davos, nas Nações Unidas e nas conferências TED Talks, em que os seus discursos sobre felicidade e altruísmo foram vistos por mais de sete milhões de pessoas.