Centro de Apoio ao Sem Abrigo. A ajudar pessoas desde 2002
Num mundo conturbado, cheio de violência e desigualdade social, cabe a cada um de nós despertar para a realidade que permanentemente se desenrola aos nossos olhos: a pobreza e o sofrimento. esta realidade levou ao surgimento do centro de apoio ao sem abrigo (casa), fruto da iniciativa e inspiração do presidente honorário pema wangyal rinpoche.
O CASA foi constituída por escritura pública a 19 de julho de 2002, lavrada a fls. 71 e 71 v livro nº 187 – f, no cartório notarial de Alenquer, estando inscrita na direção geral de segurança social como instituição de solidariedade social (ipss) e reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública.
O CASA pretende ajudar a criar um mundo em que todos os seres possam ser livres de sofrimento, e das respetivas causas, ajudando nas necessidades básicas humanas tais como comida e roupa, tendo como missão auxiliar aqueles que se encontram em situação de sem-abrigo, que integrem famílias em risco ou famílias carenciadas, através de ações de solidariedade social, disponibilizando um contacto próximo, bens alimentares, artigos de vestuário e serviços de reintegração social, independentemente do estrato social, etnia, religião ou género.
Em entrevista ao Portal Abrigo – Jornal Solidário, Nuno Jardim, diretor-geral do CASA, fala sobre um aumento do número de pessoas em situação de sem-abrigo.
Quero ajudar
Vivemos num mundo repleto de desafios e desigualdades sociais. As pessoas em situação de sem-abrigo são uma parte vulnerável da nossa sociedade. Ajudar a melhorar as suas vidas é uma missão nobre e urgente. Junte-se a nós nesta missão.
Ser voluntário é dar uma ajuda aos que mais precisam, um apoio vital quando tudo o resto falhou, uma esperança de que se pode dar a volta e fazer com que a população em situação de sem-abrigo fique mais perto da reinserção e de sair da rua.