Nuno Jardim, diretor geral do CASA, falou esta terça-feira sobre os números divulgados a propósito do Dia Internacional para Erradicação da Pobreza, que dá conta de 1,7 milhões de pessoas em Portugal em risco de pobreza.
Para Nuno Jardim “é necessário uma estratégia conjunta. É necessário que o país assuma que quer melhorar as condições sócio económicas da população em todas as vertentes.”
Apesar de considerar que é sempre bom haver uma estratégia definida, mais importante é conseguir implementar essa estratégia. “O que nós desejamos é pôr em prática o que está lá escrito. A nossa estratégia terá de ser suficientemente abrangente para podermos lidar com as diversas variáveis. Se não o fizermos em conjunto, temo que poderá ser muito complicado.”
Diariamente aparecem mais jovens na rua, e aparecem muito mais migrantes.
Questionado se o CASA sente que as coisas têm piorado nos últimos anos, Nuno Jardim recorda que “desde a pandemia que o país têm piorado nessas vertentes e o que nós notamos é que diariamente aparecem mais jovens na rua, e aparecem muito mais migrantes. Estão a entrar diariamente pessoas no nosso país já em situação de carência e que também eles requerem um apoio estruturado e temos notado um número maior de pessoas a pedir-nos ajuda.”
A Pordata divulgou esta terça-feira os números da pobreza em Portugal.
Quero ajudar
Vivemos num mundo repleto de desafios e desigualdades sociais. As pessoas em situação de sem-abrigo são uma parte vulnerável da nossa sociedade. Ajudar a melhorar as suas vidas é uma missão nobre e urgente. Junte-se a nós nesta missão.
Ser voluntário é dar uma ajuda aos que mais precisam, um apoio vital quando tudo o resto falhou, uma esperança de que se pode dar a volta e fazer com que a população em situação de sem-abrigo fique mais perto da reinserção e de sair da rua.