20 anos CASA. “Todos os casos com quem contacto tocam-me de uma determinada forma”
Para assinalar os 20 anos de vida do CASA pedimos aos nossos coordenadores e voluntários das várias delegações espalhadas por todo o país que nos contassem um pouco mais sobre as suas experiências nesta missão que é ajudar quem mais precisa.
“Todos os casos com quem contacto tocam-me de uma determinada forma, no entanto existem utentes que nos marcam mais quer seja pelas suas personalidades, quer seja pelas suas histórias de vida tão profundas e diversificadas. Poderia como se pode perceber destacar imensos casos, destaco uma família monoparental com uma filha de 2 anos muito carente. Quando fiz o atendimento em abril de 20201 a progenitora encontrava-se desempregada e a pequena criança com alguns problemas de saúde, que faziam com que necessitasse da atenção reforçada da mãe.
A utente pretendia muito o reingresso no mercado de trabalho, para que pudesse dar à sua filha, melhores condições de vida, neste sentido, orientámos a utente na procura ativa de emprego apoiando-a em algumas das diligências, tais como a elaboração do currículo e a candidatura a ofertas de emprego disponíveis online.
Passados 2 meses, do 1 atendimento, mesmo com todas as limitações, a utente ficou empregada com contrato de trabalho, onde está até hoje, com um horário de trabalho de 29 horas semanais que a possibilita de prestar auxílio à sua filha.”
Texto por Helena Igreja Pereira, Coordenadora CASA Coimbra
Quero ajudar
Vivemos num mundo repleto de desafios e desigualdades sociais. As pessoas em situação de sem-abrigo são uma parte vulnerável da nossa sociedade. Ajudar a melhorar as suas vidas é uma missão nobre e urgente. Junte-se a nós nesta missão.
Ser voluntário é dar uma ajuda aos que mais precisam, um apoio vital quando tudo o resto falhou, uma esperança de que se pode dar a volta e fazer com que a população em situação de sem-abrigo fique mais perto da reinserção e de sair da rua.