No primeiro fim de semana de Abril, dias 2 e 3, começa mais uma recolha de bens alimentares nas lojas Pingo Doce (Portugal Continental e Madeira), numa ação que é de enorme importância para reforçar o armazenamento de alimentos que todos os dias são utilizados nas cozinhas do CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo.
Existem três formas de ajudar para que esta campanha possa ser um contributo cada vez mais forte no apoio às milhares de situações de emergência alimentar a que as delegações do CASA dão resposta:
Participar como voluntário na recolha,contactando a delegação mais próxima de si (ver aqui)
Comprar alimentos não perecíveis (exemplo: enlatados,leite, massa, arroz) nas lojas Pingo Doce e entregá-los aos voluntários do CASA
Comprar vales alimentares nas lojas físicas ou na loja online Mercadão. Estes vales correspondem a leite, salsichas, feijão e atum, que serão entregues diretamente pelo Pingo Doce ao CASA no final da campanha
Nunca é demais recordar a missão e o propósito da nossa instituição. O CASA presta apoio à população em situação de sem-abrigo, a famílias em risco e famílias carenciadas.
Este apoio é concretizado diariamente, 365 dias por ano, através da distribuição de refeições quentes a pessoas em situação de sem-abrigo e de cabazes alimentares às famílias em risco ou carenciadas.
Mas, e apesar de a resposta à carência alimentar imediata ser a ação principal do CASA, a missão das equipas passa também por distribuir roupa, cobertores e sacos de cama, fornecer produtos de higiene, encaminhar para apoio de saúde primário, prestar assistência psicológica e disponibilizar apoio na reinserção social.
Quero ajudar
Vivemos num mundo repleto de desafios e desigualdades sociais. As pessoas em situação de sem-abrigo são uma parte vulnerável da nossa sociedade. Ajudar a melhorar as suas vidas é uma missão nobre e urgente. Junte-se a nós nesta missão.
Ser voluntário é dar uma ajuda aos que mais precisam, um apoio vital quando tudo o resto falhou, uma esperança de que se pode dar a volta e fazer com que a população em situação de sem-abrigo fique mais perto da reinserção e de sair da rua.