• De norte a sul de Portugal
  • 1000 Voluntários por todo o país
  • 365 dias por ano

Faro

A nossa Delegação tem por objectivo levar a cabo acções de solidariedade social, em particular dar apoio em alimentação e produtos de primeira necessidade a favor dos Sem-abrigo, idosos, crianças, adolescentes e famílias socialmente desfavorecidos, vítimas de violência ou maus-tratos, independentemente da sua nacionalidade, credo religioso, política ou etnia.

Neste momento a Delegação do Algarve apoia diariamente mais de 1.500 pessoas (1.100 em Faro, 400 em Albufeira, 100 em Quarteira).

 

A NOSSA ACTIVIDADE REGULAR E PERMANENTE

O C.A.S.A. desde a sua criação tem vindo a desenvolver actividades em diversos domínios de intervenção, desenvolvendo a sua acção no distrito de Faro através de:

1. Distribuição de refeições e géneros alimentares, 365 noites por ano. Tal apenas é possível devido à preciosa colaboração e contribuição de restaurantes, hotéis e hipermercados que fornecem a comida sem contrapartida – no final de 2011 a Instituição encontra-se a apoiar diariamente cerca de 900 pessoas, espalhadas pelos seus diferentes núcleos.

2. Distribuição de cabazes de alimentos, mensais e semanais para agregados familiares;

3. A distribuição è feita através de equipas multidisciplinares, a actuar em equipa de rua ao domicilio e em equipa em armazém.

4. Distribuição com regularidade de vestuário, calçado, cobertores, sacos cama, artigos de higiene, utensílios domésticos e outros produtos de primeira necessidade.

5. Participação em diferentes Grupos e Conselhos Locais de Acção Social com várias entidades públicas e privadas para desenvolvimento de intervenções junto da população sem-abrigo e mais carenciada.

6. Apoio a grupos de alunos de diversas Instituições de Ensino que têm contactado a C.A.S.A. para desenvolver trabalhos/estudos sobre os Sem-Abrigo, nomeadamente através de acções de formação nas escolas e/ou integração destes alunos nas “equipas de rua”. Já foram desenvolvidos ou, em alguns casos, ainda estão a decorrer trabalhos com as mesmas.

7. Disponibilização de serviços de uma equipa de acompanhamento especializado técnico pertencentes ao quadro dos voluntários inscritos na associação, com o objectivo de apoiar as pessoas em situação de vulnerabilidade ao nível.

8. Realização de acções de formação, nos domínios do enquadramento formativo para os voluntários que colaboram no C.A.S.A.

9. Recolha permanente, durante todo o ano, de alimentos e géneros alimentares levadas a cabo em vários Hipermercados e Restaurantes do Algarve, bem como Campanhas de recolha de Alimentos nos diferentes Hipermercados do Algarve,

10. Organização de Campanhas, Semanas e Quinzenas de Solidariedade, junto de instituições públicas e privadas, bem como do público em geral tendo em vista a recolha de géneros alimentares, vestuário, calçado, brinquedos, material escolar, etc. para distribuição aos carenciados;

11. Festas em Encontros, com Almoço e Animação para os Sem Abrigo e familias carenciadas, com a presença de centenas de pessoas carenciadas desde sem-abrigo, idosos abandonados, crianças e famílias carenciadas e na qual providenciamos alimentação, distribuimos vestuário, géneros alimentares assim como presentes para as crianças;

12. Festas do Dia da Criança, em Hotéis que se disponibilizaram para acolher os filhos dos nossos utentes, com actividades de animação, distribuição de brinquedos e lanches;

13. Realização de Campanhas e Actividades várias de Angariação de Patrocínios Financeiros, com destaque para: “Algarve Diz Não à Fome”; Campanha “Casa de Natal Solidária”; Espectáculos Musicais, Torneios Desportivos, Participação em Mercados Sociais, entre outros.

 

RAZÕES PELAS QUAIS DEVE PATROCIONAR O CASA ALGARVE

A responsabilidade social de todos nós passa pela integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas nossas vidas diárias e na sua interacção com todas as partes nteressadas.

Num mundo conturbado de violência e desigualdade social cabe a cada um de nós despertar para a realidade que permanentemente se desenrola aos nossos olhos: a pobreza e o sofrimento.

No Centro de Apoio ao Sem Abrigo – C.A.S.A. procuramos desenvolver um verdadeiro trabalho de ajuda directa aos sem abrigo, aos mais desfavorecidos e aos muitos excluídos socialmente.

Vincular o vosso nome à Instituição C.A.S.A. significa um compromisso de interação com a sociedade e suas demandas. Realizar parcerias na área de responsabilidade social é incentivar o crescimento e desenvolvimento do bem estar da sociedade. Actualmente a responsabilidade social tornou-se uma poderosa ferramenta de comunicação e exposição.

Aproveitamos também para salientar que de todos os donativos que forem feitos serão emitidos recibos comprovativos, ao abrigo do estatuto das I.P.S.S.s, com vantagens fiscais para vós

 

COMO AJUDAR O CASA ALGARVE

SEJA SÓCIO DA ASSOCIAÇÃO:

Sendo sócio, possibilitará, através de uma pequena contribuição mensal, a partir dos 5,00 euros, que a C.A.S.A. tenha uma estabilidade financeira que lhe permita expandir as suas actividades.

Enquanto sócio poderá acompanhar o trabalho que desenvolvemos e estar consciente de que mesmo quando não podendo dedicar tempo e atenção a quem precisa, estará a ajudá-los de forma automática todos os meses.

SEJA AMIGO DA ASSOCIAÇÃO

Todo o trabalho desenvolvido pela C.A.S.A. é realizado por voluntários, da direcção aos operacionais de campo, todos se dedicam sem outro retorno que a gratificação de ajudar quem precisa. Se acha que nos pode ajudar com um pouco do seu tempo, capacidades ou outras, mesmo não tendo condições económicas para contribuir com donativos em dinheiro, não hesite, inscreva-se como voluntário e ajude-nos. Como:

 

1. COM HORAS DE TRABALHO VOLUNTÁRIAS

* Nos Piquetes nos Armazéns e nas Equipas de Rua diárias para organização e distribuição dos géneros alimentares.

* Durante o dia (manhãs ou tardes) para tarefas administrativas e de manutenção tipo: trabalho na cozinha (empacotar comidas, arrumar cozinha), organizar/arrumar armazém, trabalho administrativo/secretariado, angariação e recolha de patrocinios, transportes de pessoas e géneros, acompanhamento social de utentes.

* Para apoios técnicos especializados em dias e horas a combinar – jurídico, médico, social, psicológico, entre outros – quer de modo próprio, quer arranjando outros voluntários.

* Aos fins de semana para participação nas campanhas de recolhas de alimentos nos hipermercados.

* Organizarem e dinamizarem actividades de Angariação de Fundos

* Dinamizarem e arranjarem amigos voluntários.

* Apoiando nas actividades desenvolvidas para a integração dos utentes.

 

2.COM DONATIVOS EM GÉNEROS

* Prepararem/Oferecerem refeições confeccionadas.

* Arranjarem estabelecimentos de restauração (hotéis, restaurantes, hipermercados, snacks), que nos forneçam as sobras de comida já confeccionada; ou forneçam refeições que eles possam confeccionar regularmente de propósito para nós.

* Contactarem estabelecimentos comerciais e produtores individuais na área da restauração (hotéis, restaurantes, mercearias e supermercados, hipermercados, snacks, pastelarias, padarias, talhos, peixarias), ou mesmo particulares que nos garantam apoios e/ou stocks regulares em géneros diversos por cozinhar. Os géneros principais a solicitar são: leite, cereais, azeite, óleo, açúcar, farinha, enlatados de comida (já confeccionada ou não), frutas, legumes, bolos, bolachas, yogurtes

* Contactarem Rent a Car ou Empresas de Transporte que nos possam ceder ou emprestar carrinhas para o voluntariado – de modo pontual ou permanentemente.

* Contactarem estabelecimentos comerciais ou mesmo particulares que nos arranjem pontualmente: Armários, prateleiras, bancadas, mesas; Equipamentos de frio e congelação, aquecimentos, desumidificadores, ar condicionados, bem como pequenos electrodomésticos e utensílios eléctricos; Equipamentos de reprodução, impressão e computadores.

* Contactarem estabelecimentos comerciais ou mesmo particulares que nos garantam apoios e/ou stocks regulares de: Mobiliário diverso, Consumíveis de escritório, Material de
papelaria e escolar, Brinquedos, Pequenos electrodomésticos, Utensílios domésticos e de cozinha, Material de construção: material eléctrico, de carpintaria, de canalização, tintas; Roupas de cama; Produtos de higiene pessoal; Medicamentos, entre outros

SEJA PATROCINADOR DA ASSOCIAÇÃO:

Os donativos são essenciais para o desenvolvimento do trabalho da CASA. Estes permitem que forneçamos não só mais refeições e outros produtos de primeira necessidade mas também que possamos suportar as despesas correntes de funcionamento.

O seu apoio é essencial, por mais modesta ou generosa que seja a sua contribuição a CASA e os desfavorecidos que esta apoia, ficam-lhe eternamente gratos:

 

1. ATRAVÉS DE UM DONATIVO MONETÁRIO MENSAL QUE:

Permita suportar as actuais despesas de funcionamento fixas da Delegação Regional e dos Núcleos, nos diferentes armazéns que a Associação utiliza diariamente, ou seja: água, luz, gaz, combustível, manutenção viaturas, telefones, material de secretaria, consumíveis diversos. A Associação tem actualmente os seguintes encargos mensais fixos:

* Aluguer de instalações ———————————————————–1. 500,00 euros

* Gáz natural para confecção da comida na nossa Cozinha——————- 50,00 euros

* Consumiveis de higiene ———————————————————300,00 euros

* Água ——————————————————————————-120,00 euros

* Electricidade ———————————————————————500,00 euros

* Combustível diário para as 2 carrinhas da Associação para todo o trabalho logistico de recolha e distribuição dos alimentos e outros géneros aos utentes ———- 750,00 euros

* Telefones e outras comunicações———————————————- 200,00 euros

* Material de secretaria, divulgação e consumíveis diversos—————— 250,00 euros

* Resmas de papel branco ———————————————————- 30,00 euros

* Tinteiros para fotocopiadora —————————————————-150,00 euros

* Seguros e Manutenção de viaturas ———————————————150,00 euros

 

2. ATRAVÉS DE DONATIVOS MONETÁRIOS PONTUAIS PARA AQUISIÇÃO DE:

* 1 Carrinha para a Equipa de Rua distribuir alimentos ——————— 15.000,00 euros

* 1 Carrinha para o Núcleo de Albufeira—————————————- 5.000,000 euros

* 1 Computador Portátil e uma Impressora —————————————-600,00 euros

* 1 Fotocopiadora ——————————————————————-2.000,00 euros

* 20.000 sacos de plástico para Campanhas recolhas nos Hipermercados—1.000,00euros

* Caixas herméticas para transporte/acondicionamento refeições ————–750,00 euros

* Desumidificadores —————————————————————-1.500,00 euros

* Mealheiros Solidários—————————————————————800,00 euros

* 2 Porta Cargas ———————————————————————–400,00 euros

Nota – O valor do patrocínio monetário que vos solicitamos dependerá da vossa
boa vontade, podendo escolher entre:

* Atribuir um donativo regular/mensal para assumir o apoio (na totalidade ou em parte) a um dos itens especificos definidos em 1., para o qual será celebrado um contrato ou acordo de patrocinio oficial com a nossa associação, por um período de duração de 12 meses, renovável de comum acordo entre ambas as partes.

* Atribuir um donativo pontual para assumir o apoio à aquisição de um (ou parte) dos itens especificos definidos em 2., para o qual será celebrado um contrato ou acordo de patrocinio oficial com a nossa Associação.

Independentemente do patrocínio em dinheiro poderão doar directamente os géneros
referidos nos anteriores pontos 1. e 2.

 

3. ATRAVÉS DE GÉNEROS E EQUIPAMENTOS DIVERSOS:

* Alimentos: Géneros alimentares (azeite, leite, enlatados), produtos embalados ou refeições quentes.

* Medicamentos: De uso corrente ou a receitar pelos nossos médico voluntários Embalados dentro do prazo de validade.

* Produtos de Higiene: sabonetes, shampoo, gel de banho, espuma e lâminas para a barba, corta-unhas.

* Produtos de primeiros socorros: pensos rápidos, betadine, ligaduras, alcoól, água oxigenada, lenços de papel, etc.

* Equipamentos diversos: electrodomésticos, mobiliário diverso, utensilios domésticos.


DELEGAçÕES: