• De norte a sul de Portugal
  • 1000 Voluntários por todo o país
  • 365 dias por ano

Lisboa


Início do Projecto:

  • - População sem abrigo: Setembro de 2007;
  • - Famílias carenciadas (Projecto CASA Amiga): Novembro de 2011.

Local:

Existem vários pontos de distribuição diária em Lisboa: S. Jorge dos Arroios, Martim Moniz, Intendente, Avenida Almirante Reis, Avenida da Liberdade, Alcântara, Cais do Sodré, Casa dos Bicos, Estação de Santa Apolónia, Gare do Oriente, entre outras.


O projecto CASA Amiga I está a funcionar na freguesia da Ajuda em parceira com a Junta de Freguesia e com o Clube recreativo e desportivo do Caramão. O projecto CASA Amiga II, criado para maior cobertura geográfica, cobre a Grande Lisboa e ainda alguns casos noutras áreas geográficas.




Destinatários: Pessoas em situação de Sem-abrigo e famílias carenciadas
Número de famílias beneficiárias do CASA Amiga I: 30, representando um universo de 104 pessoas apoiadas.
Número de famílias beneficiárias do CASA Amiga II: 14, representando um universo de 42 pessoas apoiadas.
Número médio de refeições diárias distribuídas à população sem abrigo: 600


Todo o trabalho é realizado por equipas multidisciplinares que garantem a recolha de produtos alimentares, a preparação e confecção de refeições para distribuição na rua ou a distribuição dos produtos alimentares a famílias carenciadas, além da distribuição sistemática de artigos de higiene e de vestuário.


Em Lisboa a distribuição é feita através de um escalonamento de equipas que se deslocam aos locais onde os sem-abrigo se encontram, nomeadamente às zonas de S. Jorge de Arroios, Martim Moniz, Intendente, Avenida Almirante Reis, Avenida da Liberdade, Cais do Sodré, Casa dos Bicos, Estação de Santa Apolónia, Estação do Oriente, entre outras.


Distribuição de Cabazes Alimentares, artigos de higiene e de limpeza a famílias carenciadas e desestruturadas através do “Projecto CASA Amiga”, que procura identificar as famílias que apresentam maiores carências económicas e sociais e entregar-lhes um cabaz semanal com bens alimentares de primeira necessidade e outros, através de uma parceria com a Junta de Freguesia da Ajuda (e com o apoio dos donativos em géneros do Pingo Doce).


Em Março de 2013 concretizou-se o alargamento do projecto (CASA Amiga II) a um pequeno grupo de famílias carenciadas com grande dispersão pela cidade, e que tem vindo a ter um crescimento sistemático.


Uma equipa técnica alargada tem ainda permitido algum apoio psicológico, de aconselhamento na área do direito e apoio em clínica dentária.


Participação no CLAS (Conselho Local de Acção Social) de Lisboa e no sub-grupo dos NALs (Grupos de Apoio Local) no âmbito da plataforma sem abrigo.


Participação na 4ª edição do Programa de Gestão e Qualidade das Respostas Sociais da ENTRAJUDA, no período de 17 de Maio a 18 de Outubro de 2012.


Em Abril foi contractada uma assistente social para apoio aos utentes no âmbito das linhas de orientação em relação a cada problema particular .


Em Julho de 2013 terão início as obras em Sete Rios para instalação do espaço de cozinha.


Embora com apoio significado de elevado numero de entidades e particulares, destaca-se o contributo mais relevante das lojas Pingo Doce, do Banco Africano de Investimento, do Metropolitano de Lisboa e do voluntário José Cobra Ferreira.




APOIOS






DELEGAçÕES: