• De norte a sul de Portugal
  • 1000 Voluntários por todo o país
  • 365 dias por ano

Madeira


A Delegação da Região Autónoma da Madeira iniciou a sua acção social, no Funchal, junto dos sem-abrigo, em de Agosto de 2008, fornecendo refeições quentes e embaladas na Rua do Carmo e nos arredores do Mercado. Conta actualmente com cerca de 45 voluntários.

Na cidade do Funchal a distribuição diária de 60 refeições é feita através de um escalonamento de equipas multidisciplinares, constituídas por um coordenador e 3 ou mais voluntários (a actuar diariamente e que perfazem 27 elementos por semana), que se deslocam aos locais onde os sem-abrigo e as pessoas carenciadas se encontram, nomeadamente às zonas da Igreja do Carmo e Mercado. Distribuição com regularidade de vestuário, calçado, cobertores, sacos-cama, e artigos de higiene pessoal. Disponibilização de serviços de uma equipa de acompanhamento especializado pertencentes ao quadro dos voluntários inscritos na associação, com o objectivo de apoiar as pessoas em situação de vulnerabilidade, ao nível:

  • da resolução de problemas de saúde imediatos, com o apoio de médicos, um médico dentista, um enfermeiro e um psicólogo social;
  • da prospecção e integração de alojamento, através da articulação e cooperação com outros serviços, muito especialmente com a Segurança Social, para reencaminhamento de situações urgentes;

Realização da Ceia de Natal, para os sem-abrigo, no dia 24 de Dezembro de 2010, na nossa sala na rua das Mercês. Apoio a grupos de alunos de diversas Instituições de Ensino que têm contactado a C.A.S.A. para desenvolver trabalhos/estudos sobre os sem-abrigo, nomeadamente através de acções de formação nas escolas e/ou integração destes alunos nas “equipas de rua”. Já foram desenvolvidos trabalhos com as seguintes escolas:

  • Escola Horácio Bento Gouveia;
  • Universidade da Madeira, Curso de Serviço Social.
  • Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

De referir que não recebemos qualquer apoio financeiro, promovendo algumas actividades, tais como yoga, de modo a conseguir pagar o espaço. Os voluntários disponibilizam os seus carros para efectuar a recolha e a distribuição da comida aos sem-abrigo, embora acondicionada em condições adequadas. Durante o ano de 2010 realizámos uma exposição denominada: “Criar a CASA” na Galeria da Mouraria, com a ajuda de vários artistas que doaram as suas obras. A exposição rendeu 1.350,00€; Em Dezembro de 2010 participámos na Feira das Vontades, também de forma a angariar algum dinheiro.

A estrutura está organizada na forma de coordenadores de grupos de voluntários que O Hotel Porto Bay e o Hotel Dorissol fornecem a comida que diariamente distribuímos aos nossos 50 utentes. Inocentro faz mensalmente um donativo de 1200 embalagens, desde Setembro de 2008. Realização de reuniões periódicas no âmbito da implementação estratégica do Plano Regional para as Pessoas Sem-Abrigo (2009-2011), com a Segurança Social da Região Autónoma da Madeira, Câmara Municipal do Funchal, Instituto de Emprego e Formação Profissional, AMI, Sociedade Protectora dos Pobres e outras organizações com vista ao desenvolvimento de intervenções junto da população sem-abrigo.


DELEGAçÕES:

 

DELEGAçÕES: